Trabalho policial: análise e reflexão do atendimento ao público na perspectiva do servidor da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.70365/2764-0779.2021.14Palavras-chave:
Polícia Civil, Segurança Pública, Trabalho Policial, Vitimização secundária, Atendimento ao PublicoResumo
Este artigo buscou investigar o atendimento ao público na perspectiva do servidor da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de um questionário online, por meio do qual se buscou verificar dados sobre o perfil profissional dos colaboradores, tais como carreira na PCMG, idade, grau de escolaridade, sexo, tempo de serviço e município de lotação. Buscou-se também verificar aspectos relacionados especificamente ao atendimento ao público, tais como existência ou não de oferta de cursos para capacitação e treinamento, motivos que poderiam ensejar o mau atendimento nas Unidades da PCMG e sugestões de melhorias para serem implementadas pela Instituição. Chegou-se à conclusão de que a PCMG geralmente presta bom atendimento ao público, porém, em menor proporção, o mau atendimento também ocorre nas Unidades Policiais, sendo um problema que deve ser analisado pelos gestores, visando evitar prejuízos, como a vitimização secundária, a diminuição da confiança na polícia e a subnotificação criminal. Ao final, algumas medidas foram sugeridas para melhoria da prestação do serviço.
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