Do crime de estupro: as consequências e seus reflexos de uma cultura machista em imputar culpabilidade na vítima mulher devido ao seu comportamento.

Autores

  • Rafael Chaia Martins Polícia Civil de Minas Gerais Autor

DOI:

https://doi.org/10.70365/2764-0779.2024.50

Palavras-chave:

Estupro, Gênero, Mulher, Culpa

Resumo

Este artigo visa apresentar a evolução dos estudos referentes à vítima em nosso ordenamento, fazendo um comparativo em relação ao gênero masculino e ao feminino. Além disso, tem como foco demonstrar se o comportamento da mulher, vítima do crime de estupro, tem alguma parcela e/ou contribuição para este crime. Ao longo do tempo, a figura da vítima ganhou relevância e passou a ter uma classificação, além da divisão em tipos de vitimização. Baseado em pesquisas realizadas, percebe-se que a mulher vítima dos crimes contra a dignidade sexual, especificamente o crime de estupro em relação a outros gêneros, é a mais atingida e a que mais sofre em relação ao sentimento de culpa pelo crime sofrido. A consequência dessa culpabilização da vítima é a falta de denúncia a órgãos competentes e/ou compartilhamento com pessoas próximas, o que resulta em uma significativa subnotificação dos crimes de estupro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Chaia Martins, Polícia Civil de Minas Gerais

    Especialista pela Pós-Graduação lato sensu Especialização em Criminologia da Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais - ACADEPOL/MG. Especialista pela Pós-Graduação lato sensu em Direito Processual e em Gestão Estratégica de Compras do Instituto de Educação Continuada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - IEC PUC Minas. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Investigador de Polícia em Minas Gerais. E-mail: rafael.chaia@policiacivil.mg.gov.br

Downloads

Publicado

11-09-2024

Como Citar

MARTINS, Rafael Chaia. Do crime de estupro: as consequências e seus reflexos de uma cultura machista em imputar culpabilidade na vítima mulher devido ao seu comportamento. Avante: Revista Acadêmica da Polícia de Minas Gerais, [S. l.], v. 1, n. 5, 2024. DOI: 10.70365/2764-0779.2024.50. Disponível em: https://revistaavante.policiacivil.mg.gov.br/index.php/avante/article/view/50. Acesso em: 6 maio. 2025.