Avaliação de excesso de velocidade em sinistros de trânsito com simulações de Monte Carlo em casos limítrofes: uma análise das incertezas de falsos positivos e falsos negativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70365/2764-0779.2025.140

Palavras-chave:

Simulações de Monte Carlo, Incertezas de medição, Precisão e acurácia, Informações incompletas, Além da dúvida razoável, Distribuição de probabilidade, Sinistros de trânsito

Resumo

A determinação de excesso de velocidade em sinistros de trânsito envolve incertezas de medição e informações incompletas, dificultando conclusões definitivas. O objetivo deste trabalho é demonstrar, por meio de simulações de Monte Carlo, como essas incertezas podem ser incorporadas ao cálculo da velocidade pré-colisão, especialmente em casos limítrofes nos quais a velocidade estimada encontra-se muito próxima ao limite legal. Na metodologia, adotou-se a geração de dados simulados (mock data) para contemplar variações em parâmetros como ângulo de declive/aclive, coeficiente de atrito e distância de frenagem, resultando em uma distribuição de probabilidade para a velocidade inicial. Os resultados indicam que, mesmo quando grande parte das simulações sugere excesso de velocidade, há risco de falsos positivos se não forem consideradas as limitações e a dispersão dos valores medidos. Conclui-se que, para evitar julgamentos precipitados, é essencial avaliar o grau de incerteza intrínseco ao modelo, buscando condenações apenas além da dúvida razoável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Américo Rafael Ramos Fonseca, Polícia Civil do Estado de Minas Gerais

    Possui graduação em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019)

  • Prof. Dr. Jeferson Aderbal Fonseca, UFMG

    Doutor, Mestre e Especialista em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Administração Pública e Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP); Graduado em Letras pela Universidade Metodista; Graduado em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais; Graduado em Direito pelo Centro Universitário Vale do Rio Verde. Administrador Público, com vasta experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações, Pessoas e Administração Pública, tendo apresentado múltiplos projetos que foram efetivados no âmbito da Administração Pública. Advogado. Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais (Reserva), sendo um dos oficiais com maior número de comendas na carreira, em especial pela realização de prisões em flagrante delito de homicidas, assaltantes a banco, assaltantes a ônibus coletivos e assaltantes a estabelecimentos comerciais em geral. Pesquisador, com trabalhos publicados nas mais renomadas revistas científicas do país. Professor Universitário, sendo reconhecido múltiplas vezes como paraninfo de turma e como professor homenageado.

Downloads

Publicado

09-07-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

Foram enviados os códigos computacionais quando da submissão do manuscrito.

Como Citar

FONSECA, Américo Rafael Ramos; FONSECA, Jeferson Aderbal. Avaliação de excesso de velocidade em sinistros de trânsito com simulações de Monte Carlo em casos limítrofes: uma análise das incertezas de falsos positivos e falsos negativos. Avante: Revista Acadêmica da Polícia de Minas Gerais, [S. l.], v. 1, n. 8, 2025. DOI: 10.70365/2764-0779.2025.140. Disponível em: https://revistaavante.policiacivil.mg.gov.br/index.php/avante/article/view/140. Acesso em: 17 jul. 2025.