Avaliação de excesso de velocidade em sinistros de trânsito com simulações de Monte Carlo em casos limítrofes: uma análise das incertezas de falsos positivos e falsos negativos
DOI:
https://doi.org/10.70365/2764-0779.2025.140Palavras-chave:
Simulações de Monte Carlo, Incertezas de medição, Precisão e acurácia, Informações incompletas, Além da dúvida razoável, Distribuição de probabilidade, Sinistros de trânsitoResumo
A determinação de excesso de velocidade em sinistros de trânsito envolve incertezas de medição e informações incompletas, dificultando conclusões definitivas. O objetivo deste trabalho é demonstrar, por meio de simulações de Monte Carlo, como essas incertezas podem ser incorporadas ao cálculo da velocidade pré-colisão, especialmente em casos limítrofes nos quais a velocidade estimada encontra-se muito próxima ao limite legal. Na metodologia, adotou-se a geração de dados simulados (mock data) para contemplar variações em parâmetros como ângulo de declive/aclive, coeficiente de atrito e distância de frenagem, resultando em uma distribuição de probabilidade para a velocidade inicial. Os resultados indicam que, mesmo quando grande parte das simulações sugere excesso de velocidade, há risco de falsos positivos se não forem consideradas as limitações e a dispersão dos valores medidos. Conclui-se que, para evitar julgamentos precipitados, é essencial avaliar o grau de incerteza intrínseco ao modelo, buscando condenações apenas além da dúvida razoável.
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