Reflexões sobre o suicídio policial a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth

Autores

  • Marianna Cardoso Horta de Lima Polícia Civil de Minas Gerais Autor

DOI:

https://doi.org/10.70365/2764-0779.2023.23

Palavras-chave:

Teoria do Reconhecimento, Desrespeito, Axel Honneth, Suicídio policial

Resumo

O suicídio entre policiais é um fenômeno complexo e multifatorial, cuja compreensão requer a integração entre diversas perspectivas interpretativas. As expressivas taxas de sua incidência entre policiais demanda do poder público a implementação de políticas de prevenção, as quais imprescindem de conhecimento dos fatores que influem, razão pela qual se justifica o desenvolvimento de pesquisas. As discussões centrais desse artigo permeiam a possibilidade de se analisar o suicídio policial sob a perspectiva da Teoria do Reconhecimento do filósofo e sociólogo Axel Honneth, bem como o potencial para desencadear luta por reconhecimento. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o fenômeno do suicídio policial e os fatores de riscos identificados por pesquisas empíricas realizadas no âmbito nacional, com o intuito de verificar a existência ou não de apontamentos e experiências de desrespeito vivenciadas por profissionais de segurança pública e o seu potencial para desencadear a luta por reconhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marianna Cardoso Horta de Lima, Polícia Civil de Minas Gerais
    Técnica Assistente de Polícia Civil de Minas Gerais, graduada em Direito, especialista em Criminologia pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais e discente do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão em Segurança Pública e Inteligência Aplicada da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais.      

Downloads

Publicado

19-06-2024

Como Citar

LIMA, Marianna Cardoso Horta de. Reflexões sobre o suicídio policial a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth. Avante: Revista Acadêmica da Polícia de Minas Gerais, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.70365/2764-0779.2023.23. Disponível em: https://revistaavante.policiacivil.mg.gov.br/index.php/avante/article/view/23. Acesso em: 28 abr. 2025.