MARCAS PSÍQUICAS E MAL-ESTAR NO TRABALHO: possibilidades de enfrentamento e adapt(ação) de um policial civil - um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70365/2764-0779.2024.98

Palavras-chave:

Inconsciente, Sintoma, Repetição, Trabalho, Policial Civil

Resumo

Introdução: O caso clínico analisa a estrutura psíquica de um policial civil e a interseção/transversalidade desta com sua atividade profissional. Objetivo: O objetivo é problematizar a construção do sujeito policial no contexto da Polícia Civil e o papel ativo que esta instituição desempenha nesse processo. Metodologia: A metodologia desse estudo inclui a análise dos relatos do sujeito atendido de forma individual, com o objetivo de compreender suas experiências e perspectivas, permitindo uma avaliação aprofundada de suas narrativas e vivências. Para tanto, foi realizada a revisão de conceitos psicanalíticos, como o inconsciente, sintoma e repetição, para entender como esses elementos influenciam a experiência profissional do sujeito. Discussões: Em vez de seguir o discurso tradicional sobre a adaptação do sujeito ao trabalho e suas exigências, o estudo foca na possibilidade de transformação dos contextos de trabalho e em deslocamentos institucionais que promovam uma abordagem mais humanizada, aproveitando a potência do trabalho como um instrumento de bem-estar. Conclusão: Destaca a necessidade de uma abordagem que considere as dimensões psíquicas e institucionais para melhorar o bem-estar dos profissionais.     

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Soares Pereira, Polícia Civil de Minas Gerais

    Técnica em Radiologia na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) Analista Psicóloga da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG). Graduada em Tecnologia em Radiologia (Universidade José do Rosário Vellano), Graduada em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Pós Graduada em Clínica Psicanalítica Contemporânea (Centro Universitário UNA/BH). Pós Graduada em Saúde e Segurança do Trabalho (Centro Universitário Celso Lisboa/RJ). Pós Graduanda em Políticas Públicas de Saúde (Escola Mineira Educacional/MG)

Downloads

Publicado

18-12-2024

Como Citar

PEREIRA, Luciana Soares. MARCAS PSÍQUICAS E MAL-ESTAR NO TRABALHO: possibilidades de enfrentamento e adapt(ação) de um policial civil - um estudo de caso. Avante: Revista Acadêmica da Polícia de Minas Gerais, [S. l.], v. 1, n. 7, 2024. DOI: 10.70365/2764-0779.2024.98. Disponível em: https://revistaavante.policiacivil.mg.gov.br/index.php/avante/article/view/98. Acesso em: 24 abr. 2025.