A investigação criminal como instrumento público de supremacia da persecução criminal: um estudo crítico-analítico acerca da essencialidade do inquérito policial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70365/2764-0779.2025.133

Palavras-chave:

Investigação; Persecução criminal; Inquérito policial; Direitos fundamentais

Resumo

Este trabalho busca demonstrar a investigação criminal como instrumento público essencial na persecução penal, ressaltando o protagonismo da Polícia Judiciária como instituição de Estado na defesa da justiça, bem como a ausência expressa de autorização constitucional para outra instituição exercer esse mister. O inquérito policial, seu principal produto, evidencia-se como peça fundamental, estruturada por balizas constitucionais que garantem sua legitimidade. A polícia Judiciária desempenha um papel central na proteção da sociedade e dos direitos dos cidadãos, e sua autonomia é indispensável para assegurar investigações imparciais e eficazes. Serão abordadas questões relativas à investigação e ao inquérito policial, além das diretrizes constitucionais que regem a investigação preliminar, desconstruindo a visão de sua não essencialidade e reafirmando seu papel na defesa do interesse público e na garantia de direitos fundamentais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eujécio Coutrim Lima Filho, Polícia Civil de Minas Gerais

    Delegado de polícia Civil no Estado de Minas Gerais. Pós-doutor em Direito pela Universidade Las Palmas (Espanha). Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA, RJ). Mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (UNESA, RJ). Especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA, BA). Graduado em Direito pelo IESUS (BA). Professor de Direito Processual Penal. Professor da ACADEPOL (PCMG). Professor em diversos cursos de pós-graduação. Autor de obras jurídicas. 

  • Carlos Magnu Ferreira dos Santos, Polícia Civil de Minas Gerais

    Possui especialização em Direito Administrativo (2017) e Direito Penal e processual (2016) pela faculdade de estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD). É também especialista em Direito Constitucional pela Universidade Gama Filho (2013). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Promove (2012). Atuou como tutor da SENASP com foco nos cursos de mediação de conflitos (MCVA) e Mediação Comunitária (MCOM). Serviu por mais de dez anos junto ao Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar de Minas Gerais (BpChq) e atualmente ocupa o cargo de investigador na Polícia Civil de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

09-07-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

 

Como Citar

LIMA FILHO, Eujécio Coutrim; SANTOS, Carlos Magnu Ferreira dos. A investigação criminal como instrumento público de supremacia da persecução criminal: um estudo crítico-analítico acerca da essencialidade do inquérito policial. Avante: Revista Acadêmica da Polícia de Minas Gerais, [S. l.], v. 1, n. 8, 2025. DOI: 10.70365/2764-0779.2025.133. Disponível em: https://revistaavante.policiacivil.mg.gov.br/index.php/avante/article/view/133. Acesso em: 17 jul. 2025.