Comparação de parâmetros construtivos para autenticidade de relógios Rolex
DOI:
https://doi.org/10.70365/2764-0779.2025.134Palavras-chave:
Rolex, Comparação forense, Fluorescência por raio-X, Rastreamento por imagem, Aplicação de logomarca, AutenticidadeResumo
A propriedade intelectual (PI) é um dos pilares da indústria de relógios de luxo e funciona protege a inovação, a autenticidade e o valor agregado das marcas. No caso da Rolex, o valor dos relógios transcendem a função de marcação do tempo e agregam, além do valor monetário, status e herança cultural. Esse valor agregado faz do relógio da Rolex uma peça que transita pelo mercado informal e o torna suscetível a falsificação. Apesar das metodologias de verificação de autenticidade, tem-se que informações constritivas da Rolex são protegidas por segredo industrial. Neste aspecto, o objetivo do presente relato é comparar características construtivas que permitam excluir a hipótese de originalidade de relógios Rolex. Realizou-se um estudo de caso comparativo entre duas amostras com análise qualitativa e quantitativa. As características analisadas foram: (1) a composição elementar de materiais externos por Fluorescência por Raio-X; (2) a análise indireta do mecanismo através do rastreamento do movimento mecânico do ponteiro por processamento digital de imagem; e (2) a análise da qualidade da aplicação de logomarca. Na comparação notou-se que uma das amostra apresentava característica da composição dos metais compatíveis com o especificado pela Rolex. Em relação ao mecanismos, a medição permitiu concluir que os mecanismos são distintos e a aplicação de marca de uma das amostras foi divergente em no mínimo 9%. Em um protocolo de comparação sugere-se que a inferência de não originalidade seja baseada em parâmetros mensuráveis em características internas e externas sempre tomando como referência as informações divulgadas pelo fabricante.
Downloads
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Informa-se que parte das rotinas utilizadas para fazer as análise será publicada e atualizada no endereço https://github.com/adelinocpp/tracking_second_hand_wristwatch.
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avante: Revista Acadêmica da Polícia de Minas Gerais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.