O impacto da virtualização de inquéritos policiais na Polícia Civil de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70365/2764-0779.2025.157

Palavras-chave:

virtualização, inquérito policial eletrônico, PPJ-e, Modernização, Eficiência

Resumo

Este trabalho analisa os impactos da virtualização dos inquéritos policiais na Polícia Civil de Minas Gerais, examinando as transformações na rotina cartorária com a implantação do Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico – PPJ-e. O objetivo central é avaliar como a transição do modelo físico para o digital afeta a eficiência processual, a segurança jurídica e a gestão de recursos, considerando os princípios da administração pública. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, integrando relatos de experiência e dados operacionais para contextualizar os desafios e oportunidades dessa modernização. Os resultados indicam que a virtualização promove ganhos significativos, como agilidade na tramitação, redução de custos com papel e logística, e maior integração entre instituições por meio de sistemas digitais. No entanto, também revela desafios críticos, incluindo a dependência de infraestrutura tecnológica estável, a necessidade de capacitação contínua dos servidores e os riscos inerentes à segurança cibernética. Conclui-se que a virtualização dos inquéritos policiais representa um avanço inevitável e irreversível rumo à modernização, contudo, o que será necessário para sua consolidação se traduzir em celeridade e eficiência na solução de problemas? Quais serão os reflexos no cotidiano do policial civil durante e após a transição? Haverá benefícios para os usuários dos serviços da instituição Polícia Civil?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lidmara Conceição dos Santos Rocha, PCMG

    Auxiliar de Policía, postgrado en gestión de seguridad pública e inteligencia aplicada de ACADEPOL.

  • Daiana Silva Caetano, PCMG

    Bacharela em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(2018). Especialista em Gestão em Segurança Pública e Inteligência Aplicada pela Academia De Polícia Civil de Minas Gerais. Graduanda do Curso de Direito da Faculdade de Minas Gerais. Investigadora de Polícia na carreira há 14 anos. Atua como Diretora de Logística, Patrimônio e Manutenção da Polícia Civil de Minas Gerais e como Gestora do Almoxarifado Geral da Instituição. Professora da disciplina de Planejamento, Gestão e Finanças do Curso de Formação Policial, desde 2015. Gerente do Projeto Iniciativa Estratégica de Distribuição de Materiais. Atuou como Assessora na Elaboração de Projetos para captação de recursos extraorçamentários e na execução de convênios federais. Atuou como Gerente dos Projetos Delegacia Modelo e Modernização Institucional da Polícia Civil de Minas Gerais. Atuou na execução dos planos de trabalho dos projetos MEDIAR e NAVCRAD. Em 2011 atuou no projeto de Integração da Gestão em Segurança Pública o IGESP. Atuou no acompanhamento setorial do Programa Fica Vivo do governo de Minas. De 2006 a 2009 atuou na Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Estado de Governo. Atuou como coordenadora do Programa Ambientação da Secretaria de Estado de Governo e no ano de 2008 recebeu o 1 Prêmio Ambientação de melhores práticas de gestão.

  • Ramon Denner de Oliveira, PCMG

    Investigador de polícia na PCMG desde 2019.Graduado em Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia SENAI (MG) (2011-2013). No tema segurança pública, possuo pós-graduação nas áreas de Investigação Criminal e Psicologia Forense pela faculdade UniAmérica (2022) e Gestão de Segurança Pública e Inteligência Aplicada pela Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (2024). Professor do Curso de Pós Graduação em Gestão Pública e Inteligência Aplicada da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais e membro do grupo de estudos do Instituto de Criminologia da PCMG, onde integro o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Segurança Pública e Educação Policial (GISEP- EP), dentro da linha de pesquisa sobre a modernização das policias civis no Brasil.

  • Antônio Cipriano das Neves Silva, PCMG

    Graduado e Mestre em Direito. Atualmente é Diretor de Aquisições na Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, consultor em Licitações e Contratos Administrativos, Gestão Pública e integrante do Corpo Docente da Academia da Polícia Civil de Minas Gerais e da Faculdade FACIC/Promove de Curvelo/MG

Downloads

Publicado

16-12-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

Pesquisa realizada por meio de revisão bibliográfica.

Como Citar

ROCHA, Lidmara Conceição dos Santos; CAETANO, Daiana Silva; OLIVEIRA, Ramon Denner de; SILVA, Antônio Cipriano das Neves. O impacto da virtualização de inquéritos policiais na Polícia Civil de Minas Gerais. Avante: Revista Acadêmica da Polícia de Minas Gerais, [S. l.], v. 1, n. 9, 2025. DOI: 10.70365/2764-0779.2025.157. Disponível em: https://revistaavante.policiacivil.mg.gov.br/index.php/avante/article/view/157. Acesso em: 19 dez. 2025.