O impacto da virtualização de inquéritos policiais na Polícia Civil de Minas Gerais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70365/2764-0779.2025.157

Palabras clave:

virtualização, inquérito policial eletrônico, PPJ-e, Modernização, Eficiência

Resumen

Este trabalho analisa os impactos da virtualização dos inquéritos policiais na Polícia Civil de Minas Gerais, examinando as transformações na rotina cartorária com a implantação do Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico – PPJ-e. O objetivo central é avaliar como a transição do modelo físico para o digital afeta a eficiência processual, a segurança jurídica e a gestão de recursos, considerando os princípios da administração pública. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, integrando relatos de experiência e dados operacionais para contextualizar os desafios e oportunidades dessa modernização. Os resultados indicam que a virtualização promove ganhos significativos, como agilidade na tramitação, redução de custos com papel e logística, e maior integração entre instituições por meio de sistemas digitais. No entanto, também revela desafios críticos, incluindo a dependência de infraestrutura tecnológica estável, a necessidade de capacitação contínua dos servidores e os riscos inerentes à segurança cibernética. Conclui-se que a virtualização dos inquéritos policiais representa um avanço inevitável e irreversível rumo à modernização, contudo, o que será necessário para sua consolidação se traduzir em celeridade e eficiência na solução de problemas? Quais serão os reflexos no cotidiano do policial civil durante e após a transição? Haverá benefícios para os usuários dos serviços da instituição Polícia Civil?

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lidmara, PCMG

    Escrivã de Polícia, pós graduada em gestão em segurança pública e inteligência aplicada pela ACADEPOL.

  • Daiana Silva Caetano, pcmg

    Licenciada en Administración Pública por la Universidad Federal de Minas Gerais, Brasil (2018). Especialista en Gestión de Seguridad Pública e Inteligencia Aplicada por la Academia de Policía Civil de Minas Gerais. Estudiante de Derecho en la Facultad de Minas Gerais. Investigadora policial de carrera durante 14 años, se desempeña como Directora de Logística, Activos y Mantenimiento de la Policía Civil de Minas Gerais y como Gerente del Almacén General de la Institución. Ha impartido clases de Planificación, Gestión y Finanzas en el Curso de Formación Policial desde 2015. Es Gerente de Proyecto de la Iniciativa Estratégica de Distribución de Material. Se desempeñó como asesora en el desarrollo de proyectos para la recaudación de fondos extrapresupuestarios y en la ejecución de convenios federales. Se desempeñó como Gerente de Proyecto de la Estación Modelo de Policía y Proyectos de Modernización Institucional para la Policía Civil de Minas Gerais. Participó en la ejecución de los planes de trabajo de los proyectos MEDIAR y NAVCRAD. En 2011, trabajó en el proyecto de Integración de la Gestión de Seguridad Pública en el IGESP. También realizó el seguimiento sectorial del Programa Fica Vivo del gobierno estatal de Minas Gerais. De 2006 a 2009, trabajó en la Superintendencia de Planificación, Gestión y Finanzas de la Secretaría de Estado de Gobierno. Coordinó el Programa Ambientação de la Secretaría de Estado de Gobierno y, en 2008, recibió el primer Premio Ambientação a las mejores prácticas de gestión.

  • Ramon Denner de Oliveira, PCMG

    Investigador de polícia na PCMG desde 2019.Graduado em Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia SENAI (MG) (2011-2013). No tema segurança pública, possuo pós-graduação nas áreas de Investigação Criminal e Psicologia Forense pela faculdade UniAmérica (2022) e Gestão de Segurança Pública e Inteligência Aplicada pela Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (2024). Professor do Curso de Pós Graduação em Gestão Pública e Inteligência Aplicada da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais e membro do grupo de estudos do Instituto de Criminologia da PCMG, onde integro o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Segurança Pública e Educação Policial (GISEP- EP), dentro da linha de pesquisa sobre a modernização das policias civis no Brasil.

  • Antônio, PCMG

    Graduado e Mestre em Direito. Atualmente é Diretor de Aquisições na Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, consultor em Licitações e Contratos Administrativos, Gestão Pública e integrante do Corpo Docente da Academia da Polícia Civil de Minas Gerais e da Faculdade FACIC/Promove de Curvelo/MG

Publicado

2025-12-16

Declaración de disponibilidad de datos

Pesquisa realizada por meio de revisão bibliográfica.

Cómo citar

LIDMARA; SILVA CAETANO, Daiana; OLIVEIRA, Ramon Denner de; ANTÔNIO. O impacto da virtualização de inquéritos policiais na Polícia Civil de Minas Gerais. Avante: Revista Académica de la Policía de Minas Gerais, [S. l.], v. 1, n. 9, 2025. DOI: 10.70365/2764-0779.2025.157. Disponível em: https://revistaavante.policiacivil.mg.gov.br/index.php/avante/article/view/157. Acesso em: 19 dec. 2025.