Representação espacial e policiamento preditivo: abordagens metodológicas críticas no uso de SIG nos Estados Unidos e considerações para o Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70365/2764-0779.2025.146

Palabras clave:

Sistema de Informação Geográfica; Policiamento Preditivo; Representação Espacial; Crime; Discriminação; Geografia.

Resumen

Este artigo analisa o papel dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) nas práticas de policiamento preditivo, com foco no mapeamento de crimes nos Estados Unidos. A partir de uma revisão bibliográfica crítica das teorias de representação espacial do filósofo Henri Lefebvre e dos geógrafos Milton Santos, Doreen Massey e Katherine McKittrick, o estudo ressalta a necessidade de uma abordagem criteriosa no desenvolvimento de softwares de mapeamento e na geração de algoritmos. Argumenta-se que o mapeamento de crimes no modelo de policiamento preditivo, enquanto representação cartográfica do espaço geográfico, tem reforçado a discriminação racial e desconsiderado a multiplicidade de vidas dentro das comunidades policiadas. O artigo também critica o acesso de informações policiais sigilosas por empresas privadas de SIG, especialmente a Esri, e alerta para os riscos de um monopólio no desenvolvimento de softwares de mapeamento criminal sem regulamentação. A partir do exemplo estadunidense, conclui-se que é essencial uma compreensão ampla dos aspectos regulatórios, éticos e humanos no uso do SIG, a fim de garantir que o mapeamento de crimes no Brasil seja uma ferramenta de justiça que gere práticas policiais imparciais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Helena de Menezes Vaz de Mello, Universidade de Indiana

    Doutoranda na Universidade de Indiana, EUA. Escrivã da Polícia Civil de Minas Gerais. 

Publicado

2025-07-09

Declaración de disponibilidad de datos

no se aplica

Cómo citar

MELLO, Helena de Menezes Vaz de. Representação espacial e policiamento preditivo: abordagens metodológicas críticas no uso de SIG nos Estados Unidos e considerações para o Brasil. Avante: Revista Académica de la Policía de Minas Gerais, [S. l.], v. 1, n. 8, 2025. DOI: 10.70365/2764-0779.2025.146. Disponível em: https://revistaavante.policiacivil.mg.gov.br/index.php/avante/article/view/146. Acesso em: 18 jul. 2025.