A vitimização secundária de testemunhas em inquéritos policiais e processos criminais na apuração de homicídios

Autores/as

  • Michelle Hahn de Paula Polícia Civil de Minas Gerais Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.70365/2764-0779.2023.26

Palabras clave:

Homicídio, Testemunhas de homicídios, Vitimização secundária

Resumen

A vitimização secundária ou revitimização é um fenômeno causado pelos agentes estatais envolvidos com o sistema de justiça criminal e atinge vítimas e testemunhas de crimes, sobretudo testemunhas de crimes de homicídio. Muitas testemunhas optam por não colaborar com a justiça para a apuração do homicídio por medo de retaliações por parte dos criminosos e falta de proteção policial ou judicial, o que acaba levando à impunidade. O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo de vitimização secundária de testemunhas em inquéritos policiais e processos criminais na apuração de homicídios, além de identificar as causas de tal vitimização e propor ações que possam minimizá-la. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica não sistemática nas bases Google Acadêmico e Scielo, utilizando-se como palavras-chave os termos “vitimização de testemunhas”, “homicídio”, “witness victimization”, “secondary witness victimization” e “homicide secondary victimization”, aplicando-se o filtro de período específico (2016 – 2021). Foram identificadas 13 prováveis causas para a vitimização secundária, e foram propostas algumas medidas para tentar evitá-la ou minimizá-la. Concluiu-se que somente protegendo as testemunhas de homicídios será possível alcançar melhores índices de apuração desses crimes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Michelle Hahn de Paula, Polícia Civil de Minas Gerais

    Escrivã de Polícia, atuando na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente em Belo Horizonte/MG. Atuou, por oito anos, na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital Mineira. Especialista em Criminologia pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. Bacharel em Biomedicina pela Universidade José do Rosário Vellano. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2024-06-19

Cómo citar

PAULA, Michelle Hahn de. A vitimização secundária de testemunhas em inquéritos policiais e processos criminais na apuração de homicídios. Avante: Revista Académica de la Policía de Minas Gerais, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.70365/2764-0779.2023.26. Disponível em: https://revistaavante.policiacivil.mg.gov.br/index.php/avante/article/view/26. Acesso em: 2 aug. 2025.