Novas perspectivas para o ensino policial civil: A importância da articulação entre diferentes estratégias de aprendizagem organizacional para as polícias de investigação - A experiência da Academia de Policia Civil de Minas Gerais

Autores/as

  • Gustavo Persichini de Souza Fundação João Pinheiro Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.70365/2764-0779.2022.4

Palabras clave:

Aprendizagem organizacional, desempenho institucional, polícias de investigação, estratégias de aprendizagem, cultura policial civil, organizações que aprendem

Resumen

O presente artigo discute sobre as novas perspectivas para o ensino policial civil com vistas a verificar os impactos da articulação entre as diferentes estratégias de aprendizagem organizacional e de que formas uma instituição como a Polícia Civil de Minas Gerais pode melhorar o seu desempenho organizacional de maneira contínua. Analisa ainda como o processo de aprendizagem organizacional se relaciona com os estímulos institucionais (mecanismos de incentivos e punições), a cultura policial civil e os processos de crescimento individual, retratados nas políticas internas de desenvolvimento profissional. Por fim, o artigo discute de que maneira a aprendizagem organizacional - impulsionada pelo crescimento individual - resulta em melhoria nos processos de trabalho de uma polícia de investigação. 

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Biografía del autor/a

  • Gustavo Persichini de Souza, Fundação João Pinheiro

    Gustavo Persichini de Souza é Doutorando em Ciências Sociais - na linha de pesquisa de Políticas Públicas pela PUC Minas; Mestre em Administração Pública, com ênfase em Gestão da Informação pela Fundação João Pinheiro; MBA Executivo Internacional em Gestão da Controladoria, Auditoria e Tributos pela Fundação Getúlio Vargas e Ohio University; Especialista em Administração Pública, com ênfase em Controle Interno pela Fundação João Pinheiro; Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do Estado de Minas Gerais; Bacharel em Administração Pública na Fundação João Pinheiro; Bacharel em Direito pela PUC-Minas. Exerceu atividades na área de Auditoria e Controle na Administração Estadual e Municipal. Atualmente é Assessor de Planejamento da PCMG, Coordenador de cursos na Acadepol MG e professor dos cursos de Formação Policial e de Pós Graduação em Criminologia na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. Professor Titular e Convidado de cursos em sua área de atuação em escolas como UFMG, Fundação João Pinheiro, IEC PUC MINAS, FEAD, Unimontes e Faculdade Novos Horizontes; foi Coordenador e atualmente é Professor do curso de pós Graduação em Administração Pública do SENAC/MG. Co-autor do livro "Diálogo sobre Políticas Públicas" da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves da UEMG e do Livro "Os Grandes Desafios dos Prefeitos", da AMM. É autor do livro "Gene: a origem do sucesso", pela editora portuguesa Chiado e do curso "Como criar um curso em Ead". Exerceu o cargo de Superintendente Geral da Associação Mineira de Municípios. Foi Diretor Executivo da ADTV - Rede Minas. É casado com Mayerling e pai dos filhos Camilla, Enzo e Théo

Publicado

2024-06-19

Cómo citar

SOUZA, Gustavo Persichini de. Novas perspectivas para o ensino policial civil: A importância da articulação entre diferentes estratégias de aprendizagem organizacional para as polícias de investigação - A experiência da Academia de Policia Civil de Minas Gerais. Avante: Revista Académica de la Policía de Minas Gerais, [S. l.], v. 1, n. 2, 2024. DOI: 10.70365/2764-0779.2022.4. Disponível em: https://revistaavante.policiacivil.mg.gov.br/index.php/avante/article/view/4. Acesso em: 28 apr. 2025.